segunda-feira, 15 de junho de 2009

O ensino superior no Brasil: uma mentalidade deturpada.

Prosperidade, um bom emprego, muito dinheiro e sucesso. Com certeza é o que se espera como consequencia de um curso universitário. Fato. Mas será que é para isso que foram feitas as universidades? Será que não há algo mais profundo filosoficamente? Por que ninguém se dfá ao trabalho de pensar sobre?
O saber quase sempre é valorizado. Desde que não interfira no controle dos poderosos, o saber é algo completamente estimulado mundialmente. Mas as expectativas dos joves que acabaram de adentrar este mundo quase sempre, não incluem a adesão de novos conhecimentos e tecnologias.
Será que é lógico pensar que todos os beneficios acima citados só virão junto com o conhecimento? Acho que não. Por mais que uma universidade tenha a missão de conscientizar sobre o poder do conhecimento, parece que só o que importa são as notas, o coeficiente de rendimento e os empregos que serão adquiridos decorrentes desses.
As universidades são mais do que isso. São centros de sapiência. Lugares onde se encontram umas das cabeças pensantes mais extraordinárias do mundo. Por que não paramos de nos preocupar somente em resolver os exercicios certos para nos darmos bem em uma prova e passamos também a usufruir do conhecimento dos mais experientes que nos cercam? Por que é tão difícil fazer com que grupos de estudos realmente funcionem?
Hoje , devido à banalização do ensino superior ( que injetou várias "corpos" no mercado de trabalho, mas que não discutiremos agora), a insegurança dos estudantes de nível superior é muito grande. Tanto que a competição entre as maiores notas e coeficientes de rendimento é absurda. Mas será que estes seres que estão an competição são realmente aptos tambem a entrar num mercado de trabalho? A trabalhar em grupo? A valorizar o trabalho do próximo? Essa também é, ou deveria ser, uma tarefa das faculdades. Não só preparar para o mercado de trabalho, mas finalizar a formação do cidadão. Por isso é chamado ensino superior.
Que os nossos profissionais peguem seus canudos sabendo fazer mais coisas do que simplesmente resolver exercicios. Que saibam pensar. Que pensem na sociedade. Que a ética os alcance. E que dinheiro depositado pelos mais pobres e pelos mais ricos , mesmo que involuntariamente ( se é que o dinheiro não parou na cueca de nenhum político) retorne de alguma forma para os contribuintes.
É isso.
E o blog ressuergui das cinzas ;)

Um comentário:

Fernanda Sangenito disse...

vlademiaa!
nem sabia de seu blog!
interessante..

jabá: www.diplomaciaperpetua.blogspot.com
sobre R.I
bjos