sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Rio 2014 /2016

Pois é. Brasil em alta. Os gringos virão fazer algo além de ver samba e mulheres quase peladas nas famosas praias de Copacabana, Leblon e Ipanema. E nós, o que ganhamos?
Muita coisa. Além das obras que estão prometidas, e não vou questionar a concretização ou não dessas promessas, temos que pensar na valorização do Brasil.
Hoje os brasileiros são quase que cidadãos do mundo. E isso não é algo bom. Os estrangeiros acham que têm brasileiros demais fora do Brasil. E o Brasil ainda é visto como um país subdesenvolvido sem nenhum destaque. Muitos ainda acham que falamos espanhol como língua nativa. Resumindo o que poderia render várias linhas: ainda acham que o brasil é somente uma fonte de mão de obra barata de desqualificada, e que poucas são as exceções. Que o único bem brasileiro é o corpo escultural das moças.
Tenho certeza de que essa é uma oportunidade única de mudarmos essa visão. Todos têm a ganhar. Se o rio de Janeiro deixar de se conhecido pela violência e pelo trafico de drogas, o estado passaria a ganhar muito masi com turismo. Os brasileiros talvez fossem mais bem recebidos no exterior. Temos capacidade pra ser muito mais. Só falta fazer acontecer.

Um comentário:

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Oi, Vlad. Também escrevi sobre esse mesmo tema há alguns dias no Leio o Mundo.

Bom final de semana!