sábado, 12 de abril de 2008

Amigos blogueiros, a fim de quebrar a nossa formalidade, fui convidada a participar desse blog politicamente incorreto. Espero que gostem do meu primeiro post.
Bom, como nao podia deixar de ser, ja de inicio abordarei um tema polemico: Qual a finalidade de amplos investimentos no esporte enquanto a educaçao e a saude ficam entregues as baratas? Definitivamente, eu sou a primeira a defender os beneficios do esporte para a humanidade, bem como o seu carater social. Mas apos os Jogos Pan Americanos, realizados no ano passado, nao nego a minha decepçao com o atual governo brasileiro. O esporte acaba funcionando nesse pais como uma valvula de escape para as deficiencias publicas, pois milhoes sao investidos na criaçao de estadios e vilas olimpicas, entre outros, enquanto a real necessidade da populaçao se baseia em hospitais e escolas publicas de qualidade.
De fato, sao formas de lazer e manutençao de muitas crianças carentes longe de atividades ilicitas. Entretanto, porque nao investir dinheiro para afastar as crianças do crime atraves de atividades intelectuais apos o horario de estudo normal? Principalmente, porque a maior parte delas frequenta a rede publica de ensino, que mostra a cada ano a sua fragilidade de formaçao,seja por parte de professores incapacitados ou pela pessima qualidade das escolas, vide resultado de exames como o ENEM, por exemplo. Certa vez um amigo comentou que o investimento na educaçao representaria um numero maior de criticas ao governo, devido a maior politizaçao da populaçao. Por exemplo, ao comparar naçoes onde a educaçao e uma prioridade, como os paises ricos da Europa, ha inegavelmente uma discussao e participaçao maior, por parte da populaçao, em relaçao a açoes politicas, enquanto em paises de niveis educacionais mais baixos, essa atitude deve-se a uma pequena elite, que nao consegue promover grandes mudanças na estrutura. Infelizmente, começo a ver que o amigo esta certissimo.
Em vez de uma naçao de Ronaldinhos, Romarios e Kakas, porque nao uma naçao de Einsteins, Newtons ou Hawkings? A capacidade intelectual do brasileiro e muito grande, tivemos exemplos reais disso em nossa historia, com Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. Porem, da maneira que a educaçao e tratada atualmente, a escassez de mentes brilhantes como estas sera cada vez maior.
Uma outra aplicaçao da verba publica que "viria a calhar" e a saude. E ultrajante viver em um pais onde nao ha medicos preparados, residentes incapacitados devido notas baixissimas e hospitais cuja utilizaçao e impraticavel. Recentemente, jornais do pais noticiaram o descaso com um famoso hospital carioca, o Pedro Ernesto, no qual o lixo acumulava - se nos corredores. Uma situaçao deploravel que pode ser realidade em outros estados. Mas enquanto isso acontecia, festejavamos a eleiçao do Brasil como sede da Copa de 2014. Incoerente, nao?
Que esse texto nao sirva como critica ao esporte, de maneira alguma, mas apenas como um manifesto representando a calamidade presenciada diariamente pelas camadas mais baixas da populaçao.

Nenhum comentário: