sábado, 12 de abril de 2008

Obsoleto ou brega?

Muitas coisas perdem a função para a qual foram designadas com o passar do tempo. Até os seres humanos passam por isto, o chamado desemprego estrutural. O interessante é que isto ocorre quando aparece um semelhante que faça o mesmo trabalho com maior eficência, e o primeiro acaba caindo no esquecimento. Mas será que tudo que se passou merece ser realmente esquecido?
O que me fez começar a refletir sobre isso foi o hábito de mandar e-mails e scrapps do orkut para amigos. Acho que eles são bem eficientes para enviar recados, mensagens sem importância e afins. Mas não me conformo com que a quase extinta carta de papel ( chamada pelos ingleses de snail mail, ou carta lesma, devido à velocidade de seu envio) seja aposentada desta forma.
Digo isso por que a carta escrita à mão tem algo de místico, ou romântico. É tão legal escrever uma carta, pensar na pessoa para qual voce escreve e talvez acabar nem colocando a carta no correio. E depois de tudo isso ficar ansioso para saber se a pessoa recebeu a tal carta. Sem falar que com certeza ela consegue expressar sentimentos muito melhor do que os outros meios de comunicação escritos.
Acho todas as mensagens de orkut e de MSN, além dos já muito usados emails todos muito frios. Sem emoção. Ambíguos.Ambíguos por não demosntrarem ao certo como a mensagem deveria ser anunciada. Para muitos efeitos, acho que o telefone seria um ótimo substituto para esses e-messengers , já que aos finais de semana ( a partir das 14 hs do sabado), o tempo que se fala no telefone não importa, pois sempre se paga um só pulso.
Falando em barganhas, vale lembrar que para quem gosta de escrever cartas, há um método de tornar o envio delas muito mais barato. É só escrever carta social atras do envelope, e a cartá será postada nos correios com selos de 1 centavo.E isso vale para todo o território nacional.
Bom, dedico este post à todas as minhas amigas de carta escrita, que já colaboraram para momentos de profunda reflexão e emoção ao escrever as cartas ( e ao receber as respostas, é claro!)
Patrícia França e Débora de Sousa! Adoro vocês!

Nenhum comentário: