sábado, 12 de abril de 2008

Ultima homenagem


Amigos blogueiros,
Uma situaçao acontecida há poucas semanas mexeu comigo profundamente: A morte do ator australiano Heath Ledger. Apesar de nao ser fã dele, a morte de uma pessoa tao jovem, bonita e talentosa me marcou com uma imensa tristeza. E raiva tambem. Não que eu tenha raiva pelo fato de ele ter morrido, mas sim pela maneira de como a sua morte foi tratada pela imprensa.
Me lembro que estava vendo um canal desses, estilo CNN, no qual as notícias ficam aparecendo na parte inferior do video, quando li: Ator australiano Heath Ledger é encontrado morto. Não acreditei na hora, fiquei palida e sem açao. Mas a partir dai, a minha sensação passou a ser de raiva pela falta de profissionalismo da imprensa. A verdade é que ninguem sabia ao certo a causa de sua morte, especulava-se uma overdose de calmantes, mas esse fato só seria confirmado essa semana. Entretanto, vários veículos de comunicação considerados respeitosos começaram a divulgar uma idéia de que o Heath era um drogado, somente porque uma nota foi encontrada enrolada em seu apartamento (o que gera suspeita de uso de cocaína). Programinhas de fofocas ficaram comparando - o a essas celebridades que ficam internadas em clínicas de reabilitação, apresentadores comentavam e alarmavam os telespectadores que o envolvimento com drogas ilícitas sempre tinha finais trágicos como o de Heath. Mas a questão é que ninguém (salvo raras excessoes) esperou o resultado da autpósia para fazer qualquer comentário. A alternativa escolhida por essa imprensa sensacionalista foi logo ofender o falecido, chamando - o de viciado e outros adjetivos nao condizentes com a realidade.
Eu não conheço a historia de Heath Ledger, talvez no seu passado ele tenha sido usuário de drogas ou talvez não, mas o importante aqui é o meu desejo de expressar a falta de consciência e respeito dos meios de comunicação com o morto. O que aconteceu com ele, que eu considero uma humilhação publica, acontece todos os dias, quando por exemplo, pessoas são acusadas na tv quando na verdade são inocentes.
A morte dele também me leva a comentar uma outra situação: o uso abusivo de medicamentos mesmo com a prescrição medica. Isso sim deve servir como um alerta a população: utilizem medicamentos EXATAMENTE como o que está escrito nas receitas e não misture remédios, pois reações químicas podem ocorrer no organismo. No caso de Heath, a mistura de calmantes o levou a um estado de bradicardia, que é uma desaceleração nos batimentos cardíacos e posterior falecimento. Um outro cuidado que deve ser tomado é não utilizar receitas antigas, pois muitas vezes os remédios prescritos há alguns anos podem não fazer efeito depois de algum tempo no organismo. Eu sei que o sistema de saude publica no país é uma piada, mas sempre que possível vá ao medico e faça um check - up.
Acho que falei um pouco mais do que deveria, mas que isso sirva de desabafo. Uma crítica a imprensa, um alerta a população e acima de tudo, uma ultima homenagem a um dos melhores atores da nova geração: Descanse em paz, Heath Ledger. Sentiremos sua falta.

Nenhum comentário: