sábado, 12 de abril de 2008

Comer carne ou não?

Oi pessoal! Hoje vim falar de um assunto que tem estado na minha cabeça por algum tempo: será que o consumo de carne é realmente necessário? Será que os "veggies" são radicais demais? Será que é uma causa justa pela qual lutar?
Primeiramente, devo deixar bem clara a minha opinão quanto a nossa necessidade de consumo de carnes. Acho imprescindível a ingestão deste tipo de alimento. Lógico, existem outras fontes de proteínas como, por exemplo, o ovo (mas que tambem é abominado por alguns vegetarianos), o queijo ( que é derivado do leite, e também é abominado por alguns veggies) e alguns grãos (Ufa! Contra estes ninguém tem nada contra!). mas mesmo assim, As carnes são as principais fontes das proteínas, umas vez que possuem uma maior concentração destas do que outors alimentos. Dê uma olhada na tabela abaixo, retirada da página http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/alimentos/alimentos_proteinas.asp

Fontes de proteína

Carne, peixe e laticínios são boa fonte de proteína. Fontes vegetais incluem cereais, grãos e pasta.

Os alimentos na tabela abaixo contém 6 gramas de proteína.

200 ml de leite (integral)
1 ovo médio
6 colheres de grãos
20 g de carne vermelha
25 g de frango
25 g de queijo
50 g de pasta

Logo, está aevidente a importâcia dos alimentos de origem animal , não está? É só prestar atenção: para ingerir 6 gramas de proteína, voce tem que comer apenas 20 gramas de carne. É até assustador né?
Depois temos que ver o tabu que envolve o assunto. Pra comer carne, é necessário que um animal morra. E pra comer um vegetal? Será que a plantinha não vai morrer não? É inegável que as situações sao diferentes. Os vegetais não demonstram vida. Não emitem sons, não se locomovem, e não transparecem qualquer evidência de sofrimento, a não ser, talvez, o soro expelido quando uma folha é arrancada. Já os animais gritam, correm, pulam e podem ser domesticados, o que aumenta a simpatia dos humanos para com eles.
Mas não é só impressão não! Os vegetais realmente não sentem dor! Ele não posuem terminações nervosas, motivando o seu consumo e detrimento das fontes de proteínas campeãs!
Agora temos que pensar o contrário. Será que algum animal faminto hesitaria em nos atacar? Se nós fazemos parte da dieta de alguns deles, por que o contrário não pode ser verdade? É bem certo que bichos agem por instinto e não tem a habilidade do raciocínio, mas ainda assim , não consigo enxergá-los como seres "sagrados e inocentes que merecem a todo custo a preservação".
Também não sou um carnívoro compulsivo que devora um rebanho inteiro e mesmo asism nao se satisfaz. Até por que não aprecio o sabor da carne. Tambem não desgosto totalmente. ( tiro o frango dessa lista! Adoro frango !) Mas mesmo com as aves ( incluem-se o peru, o chester e similares) , devo dizer que só tenho coragem de encarar o congelado, ou seja, se eu ver o animal vivo, momentos antes de vê-lo estirado em uma bandeja , perco totalmente o apetite.
Essa é a arma de muitos dos revolucionários da causa! É bem fácil encontrar no orkut, fotos de violência gratuita (é assim que eu chamo, pois o conteúdo me foi bastante ofensivo) com animais moros pendurados de cabeiça para baixo em matadouros ou enclausurados em celas relamnete pequenas para evitar o desenvolvimento muscular dos bovinos e suínos.
Não vou negar o distrato com os animais, mas tambem não vou dizer que a humanidade deve mergulhar na abstinencia de frangos, e bois, e porcos. Agora vai da consciência de cada um.

BY VLAD

Nenhum comentário: