sábado, 12 de abril de 2008

Pessoas boazinhas não têm personalidade

Essa foi a frase dita por uma colega de trabalho minha, tentando lembrar de uma das célebres sentenças de Oscar Wilde. Bom, a frase não tem nada a ver com nenhuma das que estão no meu perfil ( e segundo ela, foi lá que ela havia lido - de fato, tem um monte delas na minha página do orkut), mas essas palavras não saíram da minha cabeça.
Realmente, faz todo o sentido. Digo isso me considerando uma autoridade absoluta no assunto, pois fui, por muito tempo, um "bonzinho" de plantão 24 horas e de carteirinha assinada! Passei anos e mais anos da minha vida rindo para o que não queria rir e me contrariando para nao chatear ao próximo. E se refletirmos sobre essa idéia, vamos ver que "pessoas bozinhas não tem personalidade" tem um fundo de verdade.
Não é que tais pessoas como um todo sejam sem expressão, mas é exatamente essa a imagem que passam à sociedade. Qual é a Votade de uma pessoa que sempre concorda com tudo? Será que nunca vai chegar o dia em que vai valer a pena se indispor com outras pessoas ao para não se indispor consigo mesmo? E os outros? Será que vão gostar mais ou menos de alguém só por esse alguém sempre etar disposto a acenar a cabeça fazendo um "sim"?
Depois de algum tempo da minha abdicação ao trono de Mr. bonzinho reparei que, pelo menos pra mim, era muita hipocrisia ajudar a tudo e a todos, agarrar o mundo a minha volta e me esquecer de que tambem sou alguem que precisa de ajuda( sim, pois todos precisam de suporte!). Vi que a partir do momento que você não se sacrifica para ajudar ao próximo, muitas máscaras caem. Pessoas que até então eram sus amigos te viram as costas; pessoas de quem voce não esperava muito te compreendem totalmente; até o mundo parece mais leve.
Todos têm opiniões próprias. A questão é se todo o mundo vai ter disposição para tornar pública essa opinião. Se a personalidade é um conjunto de opinioes que formam uma pessoa, realmente, não vejo um modo de definir a personalidade dessas pessoas. Pois para mim, concordar com tudo não é personalidade. Nem tampouco descordar, lógico. Mas falta aos bonzinhos aprender a revidar as "verdades" que o mundo os impõe. É como dizem: "Quem com ferro fere, não sabe como dói!" . Os terceiros só vão saber o real poder da verdade quando essa se voltar contra eles. É muito fácil tê-la sempre ao seu favor, já que o primeiro sempre diz achar a idéia do outro válida, mesmo isso não sendo verídico.
Demos nós a verdade àqueles que se acham detentores desta. Pois estes,sim, são os que precisam dela!
Por esse post é só.
(Ficou enrolado? haha... vários pensamentos fundidos num só post! Comentem!)

BY VLAD

Um comentário:

Marcia Gullo Tiberio disse...

quando eu era adolescente tinha uma frase que eu achava otima.
" Só as boas meninas tem diário, porque as más não tem tempo pra isso"
Agora, depois de casada, com 2 filhos e 20 kg a mais, tenho tempo de sobra até pra ter um Blog.