sábado, 12 de abril de 2008

--controlados--

Não é novidade para os que já estudaram sociologia e filosofia que a mídia forma opiniões de acordo com a sua vontade. Sempre acreditei nisso. Mas me assustei com a eficácia com que isso acontece.
Sempre achei que fosse exagero dos professores dizer que a mídia cria a necessidade pelo novo, o desejo pelo que é moderno. Achava isso extrapolado por que eu mesmo nunca cai neste tentação de high tech.Mas nunca havia parado realmente para analisar este tópico por todos os ângulos. E quando o fiz, assustei-me
Vamos lá, não é difícil citar um exemplo do imperialismo (ou até mesmo ditadura) publicitário(a). Há mais ou menos 7 anos, a moda eram os aparelhos de video cassete. Eram praticos,eficientes, interativos, tudo o que alguém podia querer. Ótimo. Era clássica a cena do último capítulo da novela. Todo o mundo queria gravar para poder ver de novo tantas vezes quanto fossem necessárias até que os diálogos ficassem entranhados nas cabeças dos telespectadores.
Era realmente algo impulsivo. Qualquer programa que parecesse legal era gravado, mesmo que nunca tenha sido assistido depois dessa gravação, mas afinal, o importante era gravar. Depois, se houvesse tempo, o vídeo seria assistido.
Pois bem. Anos mais tarde chegou a inovação no ramo dos players de vídeo: o DVD.Sua imagem fantasticamente nitida e de alta resolução aliados à interatividade desbancaram o hoje aposentado VCR.
Eis que surge em minha cabeça a pergunta que não se cala: e agora? Ninguém mais quer gravar o ultimo capítulo da novela? Ninguém, quer gravar aquele filme da sessão da tarde?Gravar já não é mais necessário? Por quê?
Por que a mídia quis assim.Já que o DVD player não possui a capacidade de gravar videos, a mídia parou de enfocar este angulo, e resolveu criar a necessidade de uma imagem melhor e de interação com o vídeo a ser assistido.
Muito cruel como manipulam a opinião pública e as suas necessidades. A única coisa que me alegra é que ainda tenho um VCR no meu quarto. E não o trocaria por dvd player nenhum.

BY VLAD

Nenhum comentário: